domingo, 27 de fevereiro de 2011

Técnica de Pilates

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Realizamos um estudo através da Universidade Federal de São Paulo pelo Departamento de Reumatologia um estudo baseado na técnica de Pilates em pacientes com lombalgia crônica, neste estudo pudemos encontramos bons resultados para alivio da Dor, Alongamento e Conscientização corporal.


Trabalho este que foi apresentado no Congresso Europeu de Reuamtologia - Eular 2010.


Health Professional in Rheumatology / Practice and Rese
arch - Abstract Submission


Back pain, mechanical musculoskeletal problems, local soft tissue disorders


EULAR11-5542
PILATES TO TREAT CHRONIC NON-SPECIFIC LOW BACK PAIN
J. Natour 1, A. S. Baptista 1, L. H. C. Ribeiro 1, L. D. A. Cazotti 1, A. Jones 1,*
1Rheumatology Division, FEDERAL UNIVERSITY OF SAO PAULO, Sao Paulo, Brazil

Busque você também exercícios diferenciados no alivio das suas dores nas costas, exercícios que sejam comprovados cientificamente! Como pilates.

Sugestão de Escola:

Núcleo Corpo e Saúde
Av. Zelina, 744 - Vila Prudente
11 2346-4833
Bailarina, Mestre em Fisitoterapia aplicado a Reumatologia e participante do trabalho descrito acima.
Fta. Andréia Salvador Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário