domingo, 27 de fevereiro de 2011

Workshop com Ivaldo Bertazzo

Eu estive lá!!!

Mais uma participação no Workshop do Ivaldo no Sesc Belenzinho.

Um aprendizado continuo sobre as Tecnicas de Reeducação do Movimento.

Profissionais da área da saúde, insatisfeitos com os métodos clássicos, procuram novas formas de compreender e abordar o ser humano. Este, por sua vez, não encontrando soluções para seus problemas nas terapias tradicionais, passa a procurar outras formas de tratamento.

Surgem, assim, novos métodos, vinculados aos paradigmas pós-positivistas ou pós-modernos, no qual o ser humano passa a ser abordado como um ser uno e indivisível. Pelos bons resultados e pela grande procura, pesquisadores têm-se dedicado a investigá-los e, por conseqüência, tornam-nos cada vez mais aceitos no meio acadêmico.

No âmbito das técnicas corporais, nas quais se enquadram a Fisioterapia, a Educação Física, a dança, os esportes, algumas áreas da Medicina, dentre outras, vários métodos concordes à abordagem somática têm sido desenvolvidos. Diferem das abordagens clássicas por não aceitar a dicotomia entre corpo e mente e por defender uma prática holística.

A abordagem somática, vinculada ao paradigma pós-positivista, dedica-se ao estudo de práticas corporais que valorizam as percepções internas do indivíduo, com o intuito de permitir uma utilização corporal mais consciente.

O movimento advindo da coordenação motora das cinco cadeias musculares não gera uma forma perfeita, mas uma postura preferencial, onde o gesto, por sua modalidade e sua repetição, pode determinar uma atividade mais importante numa das cadeias.

O excesso conduz à deformidade, e a forma incorreta é sinal de uma desorganização. Quando uma cadeia muscular domina uma região, esta é marcada com um sinal que lhe é próprio e que a caracteriza em relação às outras.

Busque você também um forma de reorganização corporal para uma vida melhor.











Nenhum comentário:

Postar um comentário